Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn e as Empresas. Como é? Empresas?

 

ALOHA INTERNAUTAS FAMINTOS POR CONHECIMENTO!

 

Como vão vocês? Espero que muito bem (:

 

Vocês não vão acreditar, mas adivinhem só, neste post vou escrever sobre algo da qual somos realmente fãs. Algo a que dedicamos horas e mais horas, as vezes, do nosso dia! Esse algo, facilita nossa interação com pessoas que estão longe, por exemplo, com alguém da China... Ainda não descobriram sobre o que este post falará? Ok, eu conto :D Este post está cheio de informações relacionadas as redes sociais, isso mesmo, Twitter, Facebook, Orkut e outras. Mas especificamente, sobre a relação que existe entre as empresas e elas.

 

HOPE YOU LIKE!

 

Vamos ao que realmente interessa...


 

O QUE SÃO REDES SOCIAIS?

 

Ok, tudo bem que vocês já devem saber tudo e um pouco mais sobre redes sociais... Mas não importa, aplicando uma máxima, conhecimento nunca é demais. Não é?

 

 

Segundo a Wikipédia, Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

 

Bem, existem muitos tipos de redes sociais, tais como redes de relacionamentos (Orkut, Facebook, Twitter etc.), redes profissionais (LinkedIn, sobre o qual falarei mais tarde), redes políticas, redes comunitárias, etc. Mas não se preocupem, neste post focarei as redes de relacionamentos e as profissionais.


 

NOVA ONDA? EMPRESAS x REDES SOCIAIS

 

 

 

Há certo tempo atrás, empresas e redes sociais viviam em uma guerra constante. Não era incomum ouvir donos de empresas reclamando que os funcionários passavam horas nas redes sociais e esqueciam de seus trabalhos. Bem, ainda há empreendedores que fazem isso, mas a situação tem mudado. A cada dia, o número de empresas que passam a participar de redes sociais tem aumentado, e vocês estão cientes disso, afinal, quem nunca recebeu um convite para ser amigo da empresa X ou da loja Y? Já deu para perceber que as empresas estão perdendo o medo de interagir com nós, os clientes, na rede, na realidade, elas estão loucas para que essa interação aconteça. Mas porque? Simples, as redes sociais permitem a interação da empresa com o consumidor e são um meio de propaganda, muitas vezes, gratuito. Vocês devem estar se perguntando “ Que empreendedor em sã consciência não faz uso das redes sociais?”. Bem, a história não é bem assim. As redes sociais trazem muitos benefícios às empresas quando são usadas de modo acertado, mas podem ser muito prejudiciais também. Ficaram curiosos agora, não é? Não se preocupem, falarei sobre isso e muito mais já, já!

 


 

VANTAGENS DAS REDES SOCIAIS PARA AS EMPRESAS

 

Usar redes sociais nas empresas não é modinha, é necessidade. Isso porque as redes sociais apresentam muitas vantagens às empresas que fazem uso delas. Estou falando sério. O Facebook e o Twitter que são sites para se passar tempo para a maioria de nós, são muito úteis às empresas. Não acreditam é? Continuem lendo e entenderão.

 

INTERAÇÃO COM OS CLIENTES – Quando uma empresa cria um perfil em alguma rede social ela passa a estar onde os clientes estão, afinal, são raras as pessoas que não possuem algum perfil em alguma rede social. Essa ligação com o cliente permite uma maior interação entre a empresa e o consumidor. A empresa passa a receber elogios e reclamações, e pode, desse modo, tentar satisfazer as necessidades de seu público alvo.

 

MODERNIDADE – As redes sociais dão uma ideia de modernidade a quem as possui, e isso é muito bom para as empresas. Que empresa não quer ter seu nome ligado à tecnologia? Isso é muito positivo.

 

24 HORAS AO LADO DO CLIENTE - Todo mundo odeia aqueles telefones apresentados nas embalagens dos produtos, não é? Do tipo que você fica horas e horas tentando ser atendido. Os perfis de empresas permitem que elas estejam conectadas aos clientes 24 hrs por dia, facilitando a interação entre ambos. Reclamar, pedir informações ou dar elogios se torna uma tarefa agradável ao consumidor. Muito melhor do que ficar horas na linha telefônica falando com uma atendente eletrônica. Hehe¬¬'

 

BOM E BARATO - Um perfil em uma rede social é uma das melhores formas de se fazer propaganda. Além de ser um ótimo meio de divulgação também é barato. Ás vezes é até mesmo gratuito. Isso é bom ou não é? Em vez de investir milhões em propagandas para a televisão, as empresas podem investir em propaganda pela internet, que traz muito retorno sem gastar muito.

 

E aí, concordam ou não concordam que as redes sociais trazem muitas vantagens às empresas? Sei que vocês concordam!! Se não concordam, seguem abaixo outras vantagens:

 


 

O PERIGO: AS DESVANTAGENS DA RELAÇÃO EMPRESAS x REDES SOCIAIS

 

Não há dúvidas que existem milhares de vantagens na relação empresas x redes sociais, mas há também múltiplas desvantagens. São elas:

 

EMPRESAS FAKE – Não são raros os casos em que os perfis criados não são legitimados. Isso traz muitos malefícios às empresas. Pessoas podem, por motivos variados, criar perfis com o nome das empresas fazendo mal uso disso. Por exemplo, Joãozinho criou um perfil com o nome e as informações da empresa X de cosméticos e saiu por aí inventando produtos milagrosos e preços muito baratos. O consumidor viu e gostou, foi tentar comprar o produto e não achou. O que aconteceu? A empresa perdeu seu prestígio, mesmo não tendo culpa de nada. Isso não é nada bom, construir uma reputação leva anos, por isso, perdê-la por causa de uma brincadeira boba não é nada legal.

 

FALTA DE SEGURANÇA – Uma pesquisa americana constatou que 71,6% das infecções de malware aconteceram através do Facebook, o mesmo site foi responsável por 73,2% das violações de privacidade. Já deu para perceber o risco que as empresas correm de ter seus perfis roubados e seus computadores infectados. Vamos combinar, nenhuma empresa quer seus dados e informações navegando sem censura pela internet.

 

PRIVACIDADE - As empresas morrem de medo de que ocorra uma distribuição de informações confidenciais por meio das redes sociais. Sei lá, talvez a Mariazinha que trabalha na área de comunicação com o cliente escreva demais no perfil da empresa ou escreva coisas que não devia e acabe sujando o nome da empresa. As empresas têm medo que as informações postadas em determinada rede social possam ser usadas contra elas.


 

OS MAIORES ERROS COMETIDOS PELAS EMPRESAS NAS REDES SOCIAIS

 

Que todo mundo comete alguma gafe alguma vez na vida é fato. Mas alguns erros que as empresas cometem nas redes sociais são quase imperdoáveis, gerando muitos malefícios a elas. E podem acreditar, os erros não são poucos ou raros. Segue abaixo uma listinha bem legal a respeito desses erros:

 

DEIXAR A CONCORRÊNCIA NAVEGAR EM MAR CALMO – As empresas muitas vezes estão tão centradas em seus próprios problemas que deixam a concorrência de lado. Isso não é bom, é muito importante ficar de olho no que o 'adversário' comercial anda postando em seu perfil, ali há uma fonte quase inesgotável de informações.

 

SER PRECIPITADO - Muitas vezes, através de redes sociais, as empresas oferecem informações precipitadas, não verídicas. Isso não é legal, é importante pensar muito antes de postar alguma coisa, antes de responder uma dúvida e antes de se envolver em uma discussão com os clientes.

 

NÃO REVISAR O CONTEÚDO - Esquecer de revisar uma postagem pode ser muito ruim para uma empresa. Erros de Português, links errados ou conteúdos mentirosos são destruidores de popularidade.

 

FOFOQUINHA – Aiaiai, fofoca já é feio entre nós mortais, mas fica mais feio ainda quando é usada por empresas. Gente, falar mal do concorrente não é bonito e não é bom para a publicidade.

 

CHUVA DE INFORMAÇÕES IRRELEVANTES – Ninguém gosta de receber informações sem importância direto. Empresas que bombardeiam os amigos de perfil com informações desnecessárias tendem a perder amigos.

 

IGNORAR AS OPINIÕES DOS CLIENTES – Não há gafe pior do que se expor em uma rede social e ignorar as críticas e elogios dos clientes. Sério, isso é terrível. Acaba com a confiança do cliente na empresa.

 

PERFIL ÀS MOSCAS - Quando se cria um perfil é preciso ter em mente que este deverá ser atualizado diariamente. Perfil às moscas não serve para nada. Se o perfil tem a função de informar, a pessoa que o adicionar vai querer informação. Se a informação for rara, os amigos serão raros.

 

ESQUECER DOS RESULTADOS – Não saber o que estão falando sobre a empresa na internet é um dos maiores erros. As empresas devem estar preparadas para resolver problemas relacionados a internet. É necessário que haja uma equipe preparada para remediar falsas histórias sobre a empresa, calúnias, difamações, etc.

 

Para saberem como as empresas devem se comportar nas redes sociais, cliquem aqui.

 

 


 

JOVENS E O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA VIDA PROFISSIONAL

 

  

Em uma pesquisa realizada nos EUA, 73% dos jovens afirmou que as redes sociais são muito úteis na hora de se arranjar um emprego depois da faculdade. Mas porque?

 

A resposta é simples, uma das melhores maneiras de se conseguir um emprego é através do Networking, que é uma rede de amigos profissionais. Com as redes sociais podemos interagir com mais e mais pessoas. Desse modo, possuímos mais chances de sermos lembrados e galgar uma vaga em determinada empresa. Além disso, as empresas disponibilizam, muitas vezes, através de seus perfis, oportunidades de emprego. Desse modo, se Zezinho segue o perfil da empresa Z e esta publica em seu Twitter uma informação sobre uma boa vaga de emprego, Zezinho pode se candidatar antes que os outros. Além disso, as redes sociais permitem que as empresas conheçam de certa forma, o perfil do futuro contratado. Por exemplo, através das comunidades que o Zezinho tem em seu Orkut, a empresapode ver se ele gosta de ler ou de escrever, ou se ele se dedica a algum curso e outras coisas. Às vezes, nossos perfis falam mais sobre nós do que imaginamos. Nem sempre são coisas boas.

 


 

MAIORES ERROS COMETIDOS POR FUNCIONÁRIOS EM SEUS PERFIS

 

Bem, as empresas possuem contas em redes sociais. Isso quer dizer, que elas possuem acesso aos perfis de seus funcionários. Isso pode ser bom para quem tem um perfil legal, mas traz muitos malefícios para as pessoas que não sabem o que colocar na rede. Mas então, quais os maiores erros cometidos por funcionários nas redes sociais, que podem prejudicá-los?

 

FALAR DEMAIS – Falar mal sobre a empresa em que se trabalha é um erro terrível. E não são raros os comentários em redes sociais do tipo 'Cara, meu chefe é muito chato” e “Meu, eu odeio o meu trabalho”, e sim, eu estou maneirando nos exemplos.¬¬' Sinceramente, isso não se faz. Podemos dar nossa opinião, é claro, mas precisamos medir nossas palavras.

 

DEFENDER O EMPREGADOR NA REDE - Se você não trabalha na área de relações públicas, não tem que defender o nome da empresa em brigas online. Na maioria da vezes, a tentativa de defesa só piora a situação.

 

ESQUECER DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE – Ok, tudo bem falar para o amigo que a demissão da Joaninha não foi legal, mas sair pela rede escrevendo sobre isso é totalmente errado. Deixemos claro, aconteceu dentro na empresa, fica dentro da empresa. Informações desse gênero não devem ficar navegando pelas ondas tortuosas da internet.

 

PERFIL FAKE - Criar um perfil fake e sair por aí falando mal da empresa não é só coisa de criança que não tem coisas importantes para fazer, é crime. Então fica a dica: seja você mesmo.

 

FORNECER MUITAS INFORMAÇÕES PESSOAIS – Tem coisas que fazemos que devem ficar somente na nossa cabeça, não na rede. Escrever muito sobre a festa de sexta, por exemplo, pode dar a entender que determinada pessoa é muito festeira, logo, não se dedica muito ao trabalho.

 

FOTOS - Esta área é importante. Antes de publicar uma foto em uma rede social devemos pensar mil vezes. Fotos duvidosas podem fazer com que a oportunidade de emprego dos seus sonhos seja perdida. Então pessoal, take care.

 


 

REDES SOCIAIS E PROFISSIONAIS

 

Já perceberam como as redes sociais são importantes, não? Segue abaixo uma listinha com alguns links e informações bem úteis.

 

ORKUT - Orkut é uma rede social antiguinha, mas tem muitos usuários. É uma boa opção para empresas, principalmente pelo fato de ter comunidades e ferramentas de divulgação. - www.orkut.com

 

FACEBOOK - O Facebook é a rede social que mais tem crescido. Contém muitas ferramentas legais, e diferente do orkut, as informações divulgadas tendem a atingir um público maior. - www.facebook.com

 

TWITTER - O Twitter é uma boa opção para manter o pessoal informado de forma sucinta, afinal são disponibilizados poucos caracteres. - www.twitter.com

 

LINKEDIN – O LinkedIn está mais para rede profissional. Reúne inúmeros profissionais, das mais variadas áreas. É uma ótima maneira de se construir um Networking. - www.linkedin.com.br

 

 


 

REDE SOCIAL: FACILITANDO A CONVERSA ENTRE EMPRESAS E FUNCIONÁRIOS

 

As redes sociais não facilitam somente a interação entre as empresas e os consumidores, muito pelo contrário. As redes sociais facilitam a interação entre os funcionários de determinada empresa. As redes sociais, por exemplo, integram pessoas de vários escritórios que pertencem a uma mesma rede, sem que o pessoal precise se deslocar de uma sede à outra. Outra vantagem comunicacional é diminuição das reuniões presenciais, um comunicado pode, por exemplo, ser enviado por E-mail, dispensando assim a necessidade de uma reunião. Para quem trabalha em casa, a vida fica ainda mais fácil, afinal o trabalho pode ser entregue e discutido através das redes sociais.

As redes sociais são ou não são ótimas para as empresas, para os funcionários e para os consumidores quando são usadas de maneira correta? Pensem comigo, quanto tempo é economizado nas empresas quando não há reuniões desnecessárias graças à um comunicado enviado por E-mail. Ou então, quantas pessoas deixam de enfrentar o trânsito para ir de uma sede à outra somente para entregar um documento... 


 

A VOZ DO POVO

 

Essa semana quem foi às ruas foi a Jéssica. Ela entrevistou 32 joinvillenses. Olhem só o resultado:

 

VOCÊ ACHA QUE AS REDES SOCIAS SÃO BOAS OU RUINS PARA AS EMPRESAS?

100% dos entrevistados acreditam que as redes sociais são BOAS.

 

VOCÊ ACREDITA QUE O PERFIL DE ALGUÉM EM UMA REDE SOCIAL PODE FACILITAR OU DIFICULTAR A CONTRATAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO, DEPENDENDO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NELE?

93,7% dos entrevistados disse que SIM.

6,3% dos entrevistados disse que NÃO.

 

 


 

DEPOIMENTO

 

"No mundo competitivo atual, onde conter custos e conquistar novos clientes é a forma mais viável de manter a concorrência, a internet e as redes sociais estão se destacando muito.

A facilidade, economia e versatilidade de divulgação das empresas e produtos as tornam as opções mais vantajosas, a quantidade de acessos também é muito grande, a curiosidade do internauta e anonimidade da internet facilitam o primeiro contato, só restando a melhor oferta pra enlaçar o cliente." - ( Toni Deric Vieira, Bancário)

 


 

ENTREVISTA

 

Entrevistado:

 

Gabriel Blazius,16 anos, autônomo, Marcenaria Blazius



AS REDE SOCIAIS FACILITAM A INTERAÇÃO EMPRESA X CONSUMIDOR?

R: Claro, talvez não as redes sociais, mas a princípio a própria internet com as propagandas e troca de e-mails.



QUAL A VANTAGEM QUE UMA EMPRESA QUE POSSUI UM PERFIL NAS REDES SOCIAIS APRESENTA EM RELAÇÃO AQUELAS QUE NÃO POSSUEM?

R: A divulgação de seu trabalho, propaganda "pura", desde que seja divulgado.



QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE SE CRIAR UM PERFIL NAS REDES SOCIAIS PARA AS EMPRESAS?

R: Positivos: a divulgação da empresa, a divulgação da marca, do produto, propaganda em geral, o contato do consumidor diretamente ou indiretamente através das redes sociais. Por exemplo, ele entra e vê o e-mail no perfil e troca e-mails com a empresa. Negativo: há o risco de sofrer ataques de Hackers, que podem alterar o perfil e estragar o nome da empresa.



É BOM PARA OS FUNCIONÁRIOS POSSUIR PERFIS NAS REDES SOCIAIS?

R: Indiferente, pois acho que não afeta nada a empresa, pois é algo mais pessoal.



QUAL OS MAIORES ERROS COMETIDOS PELAS PESSOAS NA FORMATAÇÃO DE UM PERFIL SOCIAL QUE DIFICULTAM A CONTRATAÇÃO?

R: Apologia ao crime,por exemplo,e tipo, algo que contrarie a empresa, exemplo: “beba Coca-cola”, aí a pessoa escreve que Coca “ajuda” na degradação dos ossos. Isso não agrada nenhum chefe e tal.



AS EMPRESAS REALMENTE VASCULHAM OS PERFIS DOS EMPREGADOS?

R: Depende da empresa, do seu porte. Geralmente o RH olha o perfil dos candidatos para conhecer melhor o candidato ou o próprio empregado.



QUAL A FUNÇÃO DE UMA CONTA NO ORKUT, FACEBOOK OU TWITTER, POR EXEMPLO, NAS EMPRESAS?

R: O Marketing, a divulgação, a atualização também do que esta acontecendo na empresa, sei lá , algum evento e promoções.


 

REFERÊNCIAS

 

http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/redes-sociais-vantagens-e-desvantagens-para-as-empresas-2753328.html

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-erros-que-as-empresas-cometem-nas-redes-sociais?page=1&slug_name=8-erros-que-as-empresas-cometem-nas-redes-sociais

http://www.istoe.com.br/reportagens/160608_REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS

http://www.computerworld.com.pt/2011/03/01/riscos-das-redes-sociais-nas-empresas/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/redes-sociais-sao-as-aliadas-dos-jovens-para-encontrar-um-emprego

http://cio.uol.com.br/carreira/2010/09/28/seis-comportamentos-nas-redes-sociais-que-levam-a-demissao-de-funcionarios/paginador/pagina_2

 


 

 Bem galera, o quarto post está terminado!

 

Espero que vocês tenham gostado de todas as informações aqui presentes.

 

 

 

Ahh, não posso deixar de agradecer ao pessoal que tem comentado e visitado o Blog. Muito obrigada. E também a Deus por nos dar capacidade de escrever estes textos bem legais :D

 

 

 

Bye, Bye People :D

 

 

 

Deus lhes abençoe.

 

música: Constellations - Jack Johnson
sinto-me:
publicado por tricotando às 14:06

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


*Mais sobre nós

*Pesquisar

 

*Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

*Posts recentes

* Imagens que contam histór...

* O mundo das profissões. P...

* Boa formação... Simpatia....

* Orkut, Facebook, Twitter,...

* Monstro de sete cabeças? ...

* Uma garrafinha PET, duas ...

* A Variedade Industrial Ca...

*Arquivos

* Abril 2012

* Outubro 2011

* Setembro 2011

*tags

* todas as tags

blogs SAPO

*subscrever feeds