Domingo, 4 de Setembro de 2011

A Variedade Industrial Catarinense

 

SALVE! SALVE! CAROS INTERNAUTAS!

 

Como vão vocês? Espero que muito bem :D

 

Pois bem, como sugere o título do Blog, este primeiro post falará sobre os mais variados segmentos da Indústria Catarinense. Mas antes, uma pequena apresentação é importante.

O Blog “Tricotando Palavras” foi criado com o objetivo de participar do “Desafio do Conhecimento”, o maior concurso de Blogs do país. Nossa equipe é formada por quem vos "fala" – Amanda K. Burg- e mais duas garotas: Jéssica C. De Souza e Vânia C. dos Santos, nossas repórteres. Esperamos que vocês gostem dos textos e das entrevistas, e claro, que participem dando suas opiniões.

Ok! Já escrevi demais aqui... Vamos ao que interessa!

 

A INDÚSTRIA CATARINENSE

 

Santa Catarina é um Estado cheio de beleza e riquezas, muito conhecido por suas praias e pela região serrana. Mas o que muitas vezes passa despercebida é a “riqueza” industrial catarinense. Neste post falarei sobre esta pluralidade industrial, sobre os mais variados ramos da indústria catarinense- são muitos- , sobre suas características e sobre a importância da Área Industrial na economia e na vida do povo deste Estado. Seguem abaixo as principais áreas de atuação da Indústria Catarinense:

 

INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

 

Ind. Alimentícia

O setor alimentício é o setor industrial de maior importância econômica de Santa Catarina, empregando aproximadamente 100 mil trabalhadores. Dá para imaginar quão importante este setor é, não dá? Somente no ano passado a Indústria Alimentícia gerou cerca de 5 MIL empregos! O Estado se destaca tanto nesta área que chega a exportar seus produtos para países como a China, a Holanda, França entre outros países. Com certeza esse setor industrial chama a atenção daqueles que sonham em trabalhar na área da alimentação. Esse tipo de indústria oferece vagas para os mais variados profissionais : nutricionistas, engenheiros de alimentos, técnicos em controle de qualidade de alimentos, etc.

 

INDÚSTRIA PAPELEIRA

 

Ind. Papeleira

 

Nos últimos três anos o número de empregos gerados nesse setor industrial foi de 3 mil, e há uma tendência de crescimento! Cerca de 394 empresas empregam mais de 18 mil trabalhadores, produzindo celulose e papel. No Brasil, Santa Catarina está em primeiro lugar na exportação de papel cartão. Vendemos estes produtos para nossos amigos do Mercosul, Argentina e Venezuela, além de outros países. O setor apresenta oportunidades para técnicos em celulose e papel entre outros.

 

INDÚSTRIA DE MINÉRIOS NÃO METÁLICOS

 

Adivinhem quem é o maior produtor de cerâmica da América Latina... Santa Catarina! Pois é, o Estado é líder na produção de cerâmica, porcelanatos e cristais!!! Com toda certeza essa área oferece muitas vagas para técnicos e graduados. Em 2009 o setor já empregava mais de 30 mil pessoas, tendo cerca de 2 mil indústrias localizadas principalmente na região Sul do Estado.

 

Ind. de cerâmicas

 

Graças aos investimentos em tecnologia, as indústrias de cerâmica de Santa Catarina podem competir com indústrias de países europeus, como a Itália. Com isso, exportamos nossos produtos para países como os Estados Unidos e a Argentina. Esse setor industrial também se destaca na fabricação de produtos de vidro e de cristal, cimento, cal, artefatos de concreto, fibrocimento, gesso e aparelhamento de pedras.

 

INDÚSTRIA TECNOLÓGICA

 

 

Santa Catarina também é um polo tecnológico. Atualmente há mais de 1.600 indústrias de tecnologia no Estado, gerando mais de 16 mil empregos. Por enquanto, este setor se concentra em Florianópolis, Joinville e Blumenau, mas tende a se expandir para outras regiões do Estado, como Lages. O setor oferece vagas para técnicos e graduados na área de tecnologia, oferecendo bons salários. Para quem gosta de tecnologia e sonha em trabalhar na criação de softwares, por exemplo, esta é uma boa opção. O setor ganha mais de 1 bilhão de dólares anualmente!!!

 

INDÚSTRIA MADEIREIRA E MOBILIÁRIA

 

Ind. Madeireira

 

Um viva para quem descobrir quem possui o maior parque moveleiro da América Latina!!! Ok, isso foi sem graça. Mas a resposta é Santa Catarina. De novo! O setor abriga mais de 82 mil trabalhadores, tendo uma renda anual de mais ou menos 800 milhões de dólares. Santa Catarina produz e exporta móveis, madeira, caixilhos, etc. A maioria das indústrias desse ramo se encontram no interior do Estado. Este com certeza é um ótimo setor para quem se interessa pela área, para quem cursa ou irá cursar algo relacionado ao uso da madeira. Boa sorte aos futuros designers de movelaria e aos marceneiros.

 

INDÚSTRIA ELETROMETALMECÂNICA

 

Ind. eletrometalmecânica

 

A indústria eletrometalmecânica trabalha com a metalurgia, produtos de metal, máquinas e equipamentos. E sim, Santa Catarina também se destaca nessa área. E muito! É aqui, por exemplo, que se encontra a maior fundição independente da América Latina. Somos líderes na venda de motocompressores herméticos e de refrigeradores. O setor emprega quase 80 mil pessoas. Esse tipo de indústria se desenvolveu principalmente na região Norte do Estado, mas também no Vale do Itajaí e na região Sul. O setor representa cerca de 17% da indústria catarinense, gerando aproximadamente 1,423 milhões de dólares com a exportação de seus produtos.

 

INDÚSTRIA TÊXTIL E DE VESTUÁRIO

 

Ind. Têxtil

 

Santa Catarina também se destaca na área têxtil. É aqui que se encontra a maior empresa produtora de camisetas de malha do país, e segunda maior do mundo! Somos os maiores produtores de tecidos atoalhados de algodão, de fitas de fibras sintéticas e de camisas tipo “T-SHIRT”. O setor emprega mais de 161 mil trabalhadores, bastante gente não é? A região Norte e a região do Vale do Itajaí merecem destaque, possuindo muitas empresas desse ramo. As cidades de Brusque e Blumenau possuem uma grande concentração de empresas desse setor. O setor têxtil apresenta muitas vagas, e o mais legal é que há vagas para os mais variados cursos, há vagas para costureiros(as), técnicos em design de moda, técnicos em confecção de vestuários, etc.

 

EM DESTAQUE: INDÚSTRIA PLÁSTICA

 

A indústria plástica catarinense emprega mais de 30 mil pessoas. Na região Sul são produzidos materiais descartáveis e embalagens, na região Norte são produzidas autopeças e também materiais para a construção civil, no Oeste produz-se componentes para móveis e a região do Vale do Itajaí fica com a produção de utilitários e brinquedos. Mas o principal ramo nesse setor é o de tubos e conexões de PVC. Esse setor exporta seus produtos para a Argentina, para o Uruguai e para o Paraguai.

Darei um destaque a esse setor pelo fato desse setor ser muito forte aqui em Joinville, cidade natal de todos os membros da equipe do Blog.

 

 

Aqui em nossa cidade natal há várias empresas que se dedicam a esse setor, tais como a Tigre, a Krona e a Amanco na produção de tubos e conexões, a AB Plast e a Implavel na produção de embalagens, e outras empresas como a Vigua, a Mauá Plásticos e a Durin. O setor está sempre crescendo, o que faz com que haja sempre vagas disponíveis. As indústrias da área de plásticos precisam de técnicos em plástico, químicos, técnicos em processos industriais, técnicos de qualidade, operadores de máquinas, auxiliares de produção, entre outros profissionais.

A indústria de plásticos é muito importante, afinal a maioria dos produtos que consumimos possui algo feito de plástico, mas aí surge um probleminha: o ambiental. A maior parte do plástico produzido nestas empresas não é reciclado, o que pode gerar muitos problemas ambientais. Mas a culpa não é somente das empresas, é nossa também. Então, aproveitando o tema de plástico, aí vai um apelo: RECICLEM!! As indústrias produzem, nós consumimos, não é nada difícil fazer algo a mais, não é?


 

O MERCADO DE TRABALHO INDUSTRIAL

 

Vocês já devem ter percebido a importância da área industrial na economia catarinense. Sendo assim vocês também devem estar se perguntando: “Hmm... Será que a indústria é uma boa área para eu trabalhar?”. Essa eu sei responder!!! O setor industrial oferece inúmeras vagas de emprego para os mais variados cargos. Com certeza é possível se formar em algo que gostamos visando um emprego na área industrial. Mas é importante deixar claro que a maioria das vagas oferecidas é para técnicos, o que é uma boa notícia para quem está fazendo um curso. Seguem abaixo links de algumas escolas técnicas aqui de Joinville, caso estejam interessados em trabalhar no setor industrial. Mais uma coisinha, a maioria das cidades possui parcerias com as indústrias, oferecendo estágios para estudantes, eis aí uma oportunidade!

 

IF-SC - http://www.joinville.ifsc.edu.br/website/

SENAC - http://portal.sc.senac.br/senac/WebForms/default.aspx

SENAI - http://www.sc.senai.br/siteinstitucional/servicos/unidade/index/cidade/16

SOCIESC - http://www.sociesc.org.br/pt/home/index.php

 

Para quem já está profissionalmente preparado, seguem abaixo alguns links úteis na hora de se procurar um emprego:

 

GRUPO META - http://www.grupometa.com/metarh/vagas/joinville.asp

RH JOINVILLE - http://www.rhjoinville.com.br/index.asp

RH SELLER - http://www.rhseller.com.br/


 

O QUE FAZ DE SANTA CATARINA UM POLO INDUSTRIAL?

 

Que o Estado de Santa Catarina é muito desenvolvido industrialmente não há dúvidas, mas por que será que o Estado é tão forte economicamente no segmento industrial?

Santa Catarina se desenvolveu no setor industrial por um “simples” motivo: por conter muitos atrativos. São eles:

 

Desenvolvimento industrial


  • Presença de matéria-prima – Se vocês prestarem um pouquinho de atenção na localização de cada setor industrial que existe em Santa Catarina perceberão que cada indústria está localizada em um local em que há matéria-prima em abundância.

  • Disponibilidade de fontes de energia - Toda empresa precisa de energia para poder funcionar, logo se instalam em locais em que esta esteja disponível. Esse é o caso de Santa Catarina, um estado rico em energia.

  • Mão de obra barata e especializada – Se tem algo que não falta neste Estado é mão de obra barata e especializada, resultado de uma cultura visionária e projetos que apoiam o desenvolvimento do povo.

  • Presença de Mercado Consumidor – Por ser um Estado bem desenvolvido economicamente, Santa Catarina tem um mercado consumidor forte, formado principalmente pela classe média.

  • Infraestrutura de transporte - Santa Catarina possui uma boa rede de escoamento de mercadorias, como os portos, o que facilita a “vida” das grandes e pequenas empresas.

  • Incentivos fiscais – O governo catarinense apoia projetos e oferece ajuda às pessoas que querem abrir empresas, além de oferecer incentivos à indústrias estrangeiras, fazendo com que possuir uma sede no Estado seja algo vantajoso.

  • Investimento Tecnológico - Cada dia mais as indústrias catarinenses tem investido em tecnologia, o que melhora a qualidade dos produtos, aumentando da mesma forma a produção e a exportação destes mesmos produtos.


     

 A VOZ DO POVO

 

Nossa repórter oficial – Vânia – foi às ruas saber o que o pessoal acha sobre a indústria catarinense. Segue abaixo o resultado:

 

JOINVILLE OFERECE MUITAS VAGAS DE EMPREGO NA ÁREA INDUSTRIAL. VOCÊ PRETENDE SEGUIR UMA CARREIRA NESSA ÁREA?

62,5% dos entrevistados respondeu que SIM.

37,5 dos entrevistados respondeu que NÃO.

QUAL ÁREA INDUSTRIAL CATARINENSE CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO ?

15 % dos entrevistados respondeu que a indústria ALIMENTÍCIA.
4,5% - Indústria PAPELEIRA.
7% - Indústria de “CERÂMICA”.
20,5% - Indústria de SOFTWARE.
3,5% - Indústria MADEIREIRA.
32% - Indústria ELETROMETALMECÂNICA.
6,5% - Indústria de PLÁSTICO.
11% - Indústria TÊXTIL.

 

(Foram entrevistadas 112 pessoas.)


 

TRICOTANDO OPINIÕES

 

“Na minha concepção, a indústria tem o papel principal na economia de Santa Catarina, pois estamos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na sexta posição no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, sendo a indústria como o principal contribuinte. Como todo e qualquer setor, a indústria tem seu lado positivo e negativo, começando pelo positivo: a indústria oferece várias áreas, podendo subir de cargo dentro da empresa, e, também é considerado um mercado que mais oferece oportunidades de emprego. E por outro lado, a indústria tem trabalhos muito repetitivos, ou seja, o funcionário só faz um tipo de trabalho, sendo que ao ser demitido, ele fica alienado, desorientado, não vai saber outra coisa, a não ser fazer aquilo que fazia na empresa em que trabalhava.” ( Roberto, pintor, há 23 anos na profissão)


 

TRICOTANDO ENTREVISTAS

 

 

ENTREVISTADOS

  • Stela, professora de História.

  • Robert, professor de Sociologia.

  • Fabiano Rodrigues da Rosa, auxiliar de escritório.

  • Sergio Stein, contador.

 

NA SUA OPINIÃO, QUAIS FATORES FAZEM DE SANTA CATARINA UM ESTADO BEM DESENVOLVIDO EM MÚLTIPLOS SETORES DA INDÚSTRIA?

Stela - Acredito que um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento industrial de Santa Catarina seja a localização geográfica, fazendo fronteira com a Argentina integrante do MERCOSUL; isso facilita o escoamento da produção através de seus portos, Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul.

Robert - Impostos e taxas favoráveis.

Fabiano - A logística, o clima, o solo, a mão de obra qualificada e a tecnologia.

Sergio - Uma base industrial forte e acesso privilegiado.

 

A ÁREA INDUSTRIAL TENDE A SE DESENVOLVER MAIS? POR QUÊ?

Stela -Penso que não só em Santa Catarina, mas o Brasil está em pleno desenvolvimento econômico, por isso aumentam as necessidades de bens de consumo tanto internas, quanto externas, gerando assim o aumento da industrialização.

Robert - Não, atualmente, a área industrial de componentes, mas sim a de alimentos e serviços. Os países do Oriente Médio são nossos principais importadores de alimentos.

Fabiano – Sim. Graças ao crescimento e o desenvolvimento da economia, a oferta e a demanda.

 

 

TRABALHAR NA ÁREA INDUSTRIAL OFERECE AOS JOVENS UMA CARREIRA PROMISSORA?

Stela - Não, a não ser que façam cursos de especialização e se aprimorem sempre em cursos técnicos e cursos afins.

Robert - Também, mas o setor de serviços cresce mais atualmente.

Fabiano - Sim, por que é promissora e sólida.

 

 

QUAIS AS ÁREAS QUE MAIS OFERECEM VAGAS EM SANTA CATARINA ATUALMENTE?

Stela - Acredito que a procura no setor industrial seja na linha de produção e montagem.

Robert - Serviços e informática.

Fabiano - Produção, construção civil e logística.

Sergio - Setor de serviços e tecnologia.

 

SANTA CATARINA, NA SUA OPINIÃO, É UM ESTADO MAIS VOLTADO AO TURISMO OU À INDÚSTRIA?

Stela - Na minha opinião nos dois setores, porque hoje Joinville como polo industrial é uma cidade procurada para eventos de negócios, já Florianópolis por ter o encanto, a magia das suas praias atrai muitos turistas.

Robert - Os dois, o estado tem os dois prismas em aspectos positivos.

Fabiano - Indústria.

Sergio - Aos dois, com destaque à indústria limpa (tecnológica).


 TRICOTANDO “IMAGENS”

 


 

LINKS INTERESSANTES

 

Gostaram do assunto, não é? Querem saber mais? Visitem os sites abaixo:

 

FIESC - http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/santa-catarina-industrial

SANTA CATARINA BRASIL - http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/polos-economicos/

 


 

REFERÊNCIAS

 

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/alimentar-e-bebidas

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/celulose-e-papel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Santa_Catarina#Ind.C3.BAstria

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/minerais-nao-metalicos

http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/polos-economicos/

http://conhecimentoecultura.blogs.sapo.pt/1302.html

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/madeira

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/metal-mecanica

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/produtos-de-plastico

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/textil-e-vestuario

http://geografianaindustria.blogspot.com/2011/06/fatores-atr

 


 

Bem pessoal, espero que tenham gostado dos textos, das entrevistas e das ilustrações :D

Nossa equipe aprendeu muito fazendo este post, e acredito que vocês também aprenderam muito aqui hoje!

Se quiserem dar suas opiniões sintam-se livres e cliquem em COMENTAR *-----*

 

Ok²! Por hoje é só :)

 

Deus lhes abençoe.

publicado por tricotando às 14:06

link do post | comentar | favorito
|
16 comentários:
De Toni Deric a 4 de Setembro de 2011 às 23:22
Muito bom esse post, Santa Catarina tem tudo... ou quase, entra num site do tipo mercado-livre e tu não encontra vendedor da região. Mas isso já é outro assunto.

Queria esse site pra fazer meus trabalhos de geografia no meu tempo de escola.
De tricotando a 7 de Setembro de 2011 às 22:10
Olá Toni! Obrigada pelo comentário (:

Realmente, Santa Catarina produz um pouco de tudo. Bem, talvez as Indústrias de SC não se interessem muito pelo comércio pela internet... Acho que a exportação traz mais lucros!

Haha, sorte de quem está estudando agora, não é??
De Filipi Teixeira Kunz a 5 de Setembro de 2011 às 23:03
Olááá Meninas, muito boa a postagem e ótimo os desenhos que fizeram ao decorrer do post, estão de parabéns e que continuem assim :) sempre se empenhando e melhorando cada vez mais! :D FALOST até o próximo post ^~
De tricotando a 7 de Setembro de 2011 às 22:13
Olá Filipi!!

Fico feliz que você tenha gostado dos textos e dos desenhos (:

Obrigada, nossa equipe deseja o mesmo à sua :D
Até o próximo post!!!
De Nikaela a 6 de Setembro de 2011 às 02:02
Legal!!! Joinville com tudo sempre.. Parabéns pelo Blog.. Tá lindão.. ;)
De tricotando a 7 de Setembro de 2011 às 22:15
Olá Nikaela!

Haha, pois é, vivemos em uma cidade muito industrializada!

Obrigada² Volte sempre :D
De vania a 6 de Setembro de 2011 às 13:26
ola garotas...
muito bom !!! o blog ta mara...
PARABENS *-*
De tricotando a 7 de Setembro de 2011 às 22:18
Olá Vania!

Obrigada :D Volte sempre... A cada semana teremos um post novo :D
De iraci a 6 de Setembro de 2011 às 13:35
oi, amadinhas !!
amei o blog...
e que vcs acontinuem assim, fazendo o seu melhor !!!!
" FIQUEM COM DEUS!"
bjuxx
estou anciosa para ler o proximo post !!! até la meninas...
De tricotando a 7 de Setembro de 2011 às 22:32
Olá Iraci!!

Obrigada :D

Logo, logo, postaremos um novo post !!
De ROBERTO a 9 de Setembro de 2011 às 13:08
OLA !!
GAROTAS...mt interessante !!!
DEUS lhes a abençõe.
eté.
De tricotando a 9 de Setembro de 2011 às 22:18
Olá Roberto!!

Obrigada pelo comentário.
De edilson a 9 de Setembro de 2011 às 13:16
oi, meninas...
mt bom os posts !
ahh estou participando da enquete, otimas perguntas... valew
ok
até breve.
De tricotando a 9 de Setembro de 2011 às 22:17
Olá Edilson!
Obrigada :D Espero que continue participando!

Até o próximo post.
De Abel Daniel a 14 de Setembro de 2011 às 02:12
parabens, muito bom o blog de vcs
De tricotando a 22 de Setembro de 2011 às 01:13
Obrigada pelo comentário Abel!

Volte sempre :D

Comentar post

*Mais sobre nós


*Pesquisar

 

*Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

*Posts recentes

* Imagens que contam histór...

* O mundo das profissões. P...

* Boa formação... Simpatia....

* Orkut, Facebook, Twitter,...

* Monstro de sete cabeças? ...

* Uma garrafinha PET, duas ...

* A Variedade Industrial Ca...

*Arquivos

* Abril 2012

* Outubro 2011

* Setembro 2011

*tags

* todas as tags

*Blog amigo


blogs SAPO

*subscrever feeds