Domingo, 9 de Outubro de 2011

O mundo das profissões. Passado. Presente. Futuro.

 

SALVE, SALVE, GALERA CONECTADA AO CONHECIMENTO!

 

Como vão vocês? Espero que muito bem :D

 

Bem, este aqui é o nosso sexto e último post como participantes do Desafio do Conhecimento...

 

Por este motivo, caprichamos muito no planejamento do post desta semana e com certeza vocês vão amar ler tudo o que temos aqui. Para variar um pouco e para nos despedirmos em alto estilo, esta semana, nosso post estará cheio de 'graça', com imagens feitas por quem vos escreve e com vídeos muito legais.

 

Bem, para terminar este breve papo, fiquem sabendo que esta semana falarei sobre as profissões que estão em alta e sobre aquelas que no futuro estarão mais extintas que dinossauros.. Hehe¬¬'

Além de falar sobre as vantagens dos cursos técnicos!!! Ah, já estava me esquecendo... Este post está recheado de entrevistas e depoimentos.

 

Bem, por enquanto é só...kk'

 

HOPE YOU LIKE :)

 

Vamos ao que realmente interessa...


 

PROFISSÕES: A EXTINÇÃO

 

Bem galera, que o mundo sofre constantes mudanças, todos nós sabemos. Mas acreditem, as profissões também sofrem muitas transformações. Essa semana o tema dado pela Its fez nossa equipe pensar sobre algo que nunca tinha se passado nas nossas mentes: as profissões que deixarão de existir. Se pararmos para pensar, podemos concluir que desde que o mundo é mundo e que a divisão de trabalho existe, muitas profissões surgiram e desapareceram. E bem, isto continua acontecendo. Estas 'extinções' de profissões podem acontecer por n motivos, mas o principal motivo da futura extinção de inúmeras profissões é o advento da tecnologia. Ok, vou explicar. Pensem comigo, ano após ano, a tecnologia tem avançado da forma mais assombrosa possível, inventam-se robôs, softwares, máquinas supertecnológicas e muitas outras coisas. Todas estas invenções tem um alto custo mas, se compararmos o tempo de vida de uma máquina e sua produção com o tempo de trabalho de um ser humano e seus gastos gerados, podemos perceber que as máquinas, na maioria das vezes, apresentam muito mais vantagens. Isso quer dizer que, daqui alguns anos, muitos profissionais serão substituídos por máquinas. Na realidade isso já tem acontecido, mas a tendência é que este processo se intensifique. Mas então, quais os profissionais que, tão qual datilógrafos e curandeiros, irão desaparecer? Seguem abaixo alguns exemplos:

 Cemitério de profissões

ALFAIATES - Sabe aquelas roupinhas lindas que nós compramos nas lojas? Bem, nem sempre elas foram feitas por meio da produção em série, pelas máquinas. Quando alguém queria um vestido novo, comprava um tecido bonito e levava em um alfaiate ou em uma costureira. Pois é, ainda existem alguns alfaiates e costureiras por aí, mas há uma grande tendência de que estas profissões venham deixar de existir. Afinal, novas máquinas podem realizar o trabalho deles em menos tempo e em maior quantidade.

 

SAPATEIROS - Sapateiros ainda existem em um número considerável, pelo menos aqui em Joinville. Mas a profissão também tende a desaparecer. Por que? Bem, com a produção em série o preço dos sapatos diminuiu muito, por este motivo, as vezes é muita mais vantajoso comprar um par de sapatos novos do que mandar arrumar.


OPERADORES DE TELEMARKETING - Com o aumento da adesão das empresas às redes sociais, acreditamos que dentro de alguns anos os operadores de telemarketing serão substituídos por 'operadores de redes sociais'. A maioria da população mundial tem acesso à internet, deste modo, os serviços prestados através dela tendem a aumentar.

 

PROFESSORES - Segundo minha mãe, dizer que a profissão de professor vai entrar em extinção é loucura. Ok! Pode até parecer mentira, mas não é. A cada ano há menos pessoas se formando com o intuito de serem professores, além disso, as aulas à distância tem se tornado cada vez mais utilizadas. Não são raras as faculdades que fazem uso desta tecnologia. Com o passar dos anos, os professores tendem a se extinguir. Um único professor ensinará alunos do país inteiro. O que gerará menores gastos e maiores lucros às “empresas de Educação”.

 

CORRETORES – Pensem em uma loja de automóvel. Não seria muito mais fácil se vocês pudessem comprar um carro pela internet e recebê-lo em casa sem precisarem sair da casa de vocês? Eu acho que seria muito melhor, em alguns pontos. Pois bem, daqui alguns anos isso se tornará realidade. Corretores de automóveis, de casas e de muitas outras coisas serão substituídos pelos serviços online.

 

COBRADORES DE ÔNIBUS - Esses profissionais já desapareceram em muitas cidades, como Joinville, por exemplo. Mas este é o só o começo, espera-se que nos próximos anos mais e mais cidades venham aderir ao cobrador eletrônico. Além disso, motoristas também podem ser substituídos. Com o avanço da tecnologia, ônibus, caminhões e outros veículos poderão ser “guiados” por meio de satélites.

 

CHEFES - Segundo André Fischer, economista da USP, as chefias deixarão de existir. Isso quer dizer que não existirão mais aqueles profissionais que trabalham somente supervisionando o trabalho dos outros. Mas por que isso vai acontecer? Acredito que isso deva ocorrer pelo fato de que o trabalho em grupo tem sido cada vez mais valorizado, o que torna a imagem de chefe, de certa forma, desnecessária.

 

Por causa de mudanças sociais e tecnológicas, muitos outros profissionais, além dos citados acima, irão desaparecer. Tais como: mineiros, despachantes, carteiros, agentes de seguros, impressores, entregadores, barbeiros, operadores de caixa, recepcionistas, balconistas etc.

 

  • Querem saber mais? Para saberem como será o Brasil daqui 14 anos nas mais variadas áreas cliquem aqui. Para entenderem melhor o porquê das profissões desaparecerem, cliquem aqui.
  • Para quem se interessa por profissões já extintas, segue aqui um link muito legal de um site americano, onde há imagens e textos muitos legais sobre estas profissões. Há textos e imagens desde "homem do gelo" até sobre o funcionário que arrumava as luminárias nas ruas antigamente.

 


 

MERCADO SATURADO

 

Nem sempre a profissão com a qual sonhamos está correndo risco de extinção. Muitas vezes, o Mercado para ela se apresenta saturado, ou seja, há muitos profissionais para poucas vagas de emprego, o que gera uma maior competição e, muitas vezes, uma desvalorização da profissão. Mas será que é um erro investir em uma profissão dita saturada? Bem, isso depende. Quando resolvemos trabalhar em uma área saturada precisamos ter em mente que entrar no mercado vai ser muito mais difícil do que se escolhêssemos uma profissão que apresenta muitas vagas, que vamos precisar nos especializar e nos dedicar ao máximo, que talvez o sucesso financeiro não virá repentinamente e que “persistência e dedicação” será nosso lema.

 

O que quero dizer com isso? É simples, ser bem sucedido e feliz é possível, mesmo quando somos formados em uma profissão saturada, mas para isso precisaremos nos dedicar em dobro. Afinal, a competição em um Mercado saturado é enorme.

 

Mercado saturado

 

COMO ME DESTACAR ENTRE '894893679382' CANDIDATOS?

 

Como disse antes, escolher uma profissão saturada significa competir contra um número enorme de concorrentes. Na hora da escolha, o candidato que apresentar algo a mais será o escolhido. Mas então o que precisamos para nos destacarmos entres estes '894893679382' candidatos?

 

O Mercado procura nada mais e nada menos do que profissionais talentosos, que amam aquilo que fazem, que são dedicados, que possuem conhecimento na área de atuação, que falam mais de um idioma, que sabem se comunicar e se expressar, que têm um bom currículo etc. O Mercado valoriza profissionais que possuem uma boa rede de contatos e que têm um bom passado, tanto escolar quanto de trabalho, além de outras qualidades. Para quem, assim como eu, pretende cursar um curso superior para uma área saturada, uma dica: esforce-se ao máximo. Ah, uma boa notícia... As vezes o Mercado para determinada profissão está saturado em Joinville, mas apresenta muitas vagas em Blumenau, por exemplo. Eis a mobilidade. As vezes precisamos mudar de cidade, estado ou país para conseguirmos realizar nossos sonhos. Fica a dica.

 

Qualidades para se dar bem numa profissão saturada

 

 

OPINIÃO: Segue abaixo o depoimento do estudante de Direito Gustavo, de 21 anos.

 

 

“Algumas áreas de trabalho, ramos, e profissões têm mais disponibilidade de vagas, como no Direito, onde além de ser advogado, existe as hipóteses de seguir ou atuar em órgãos públicos em diversas modalidades. Então por mais profissionais que haja no mercado de trabalho dessa área específica, sempre haverá oportunidades diferentes, fora a atuação de bacharel em Direito.

 

Porém profissões que já não são tão valorizadas, ou pela substituição do trabalho manual pelas maquinas, ou até mesmo pela falta de demanda, não são boas escolhas para o seu futuro no Mercado de trabalho.”

 

  • Quem se interessar em saber mais sobre “Como sobreviver em setores saturados de bons profissionais” clique aqui.
  • Psicologia está com o Mercado saturado? Cliquem aqui e descubram. 
  • Mercado de trabalho de Odontologia está saturado. Cliquem aqui e saibam mais 

 

PROFISSÕES QUE PROMETEM

 

Muitas profissões somem, muitas apresentam muitos profissionais e poucas vagas e outras, bem, apresentam um futuro promissor. Conforme desaparecem certas profissões, novas profissões surgem. Este é um círculo vicioso. As profissões em alta variam conforme a região do país, mas no geral, áreas como saúde, meio ambiente, lazer, biotecnologia, turismo, informática e educação tendem a se destacar. De forma mais centralizada, se analisarmos o Mercado da região Sul do País, percebemos que profissões relacionadas à Informática, Engenharia e setores da Indústria estão em destaque. Mas então, quais são as profissões em alta no Brasil?

 

profissões do futuro

 

INFORMÁTICA – A área da Informática tem crescido cada vez mais no país e no mundo, com isso surgem inúmeras vagas para profissionais como analistas de sistema, programadores, engenheiros de mobilidade, web designers,gerentes de TI etc.

 

CONSTRUÇÃO CIVIL – O crescimento do mercado Imobiliário tem como resultado uma maior necessidade de profissionais ligados à construção civil, com isso, engenheiros, arquitetos, designers de interiores, construtores(pedreiros), eletricistas entre outros profissionais, têm sido muito valorizados.

 

ENGENHARIA ESPACIAL – O Brasil depende muito de outros países quando se trata de tecnologia espacial. Atualmente há um grande investimento nessa área, o que torna a profissão uma boa escolha. Fiquem sabendo que um engenheiro espacial recebe um salário de cerca de 10 mil reais. Para saberem mais sobre a profissão, cliquem aqui.

 

COMÉRCIO ELETRÔNICO – As vendas pela internet têm crescido muitíssimo no país, deste modo, têm surgido no mercado inúmeras vagas para profissões ligadas à área, tais como analistas de sistemas, webdesigners, analistas de mídias digitais e marketing digital, segurança da informação e arquitetura da informação etc. Com certeza estas profissões prometem.

 

GESTÃO AMBIENTAL - Nunca se falou tanto em sustentabilidade quanto hoje em dia. A cada dia, mais e mais empresas têm investido em consciência ambiental. Com isso, surgem vagas no Mercado para administradores com formação em marketing e especialização em gestão ambiental, além de muitas vagas para outras profissões ligadas à sustentabilidade, como gerente de Eco Relações.

 

PETROQUÍMICA - Agora que o Brasil descobriu novas fontes de petróleo, têm surgido no Mercado vagas para profissionais formados em química. Por que? Simples, os químicos participam de todas as etapas de “produção” dos derivados de petróleo. Um número interessante, um químico júnior pode ganhar cerca de 6 mil reais por mês trabalhando na Transpetro.

 

SAÚDE - As profissões ligadas à saúde estão em uma fase de grande valorização. Há vagas, no Mercado, para biomédicos, farmacêuticos, gestores de saúde etc.

 

  • Bem galera, citei aqui algumas das profissões que mais se destacam no Mercado no momento, quem quiser saber mais clique aqui e leia uma super-reportagem da Revista Exame, falando a respeito de profissões em destaque. Nesta reportagem vocês podem encontrar mais informações sobre as profissões já citadas e ainda conhecerem outras. Enjoy (:
  • Vocês já pararam para pensar nas profissões do futuro? Quando digo futuro me refiro ao ano 2040, por exemplo. Bem, eu estava pesquisando sobre o tema desta semana quando encontrei uma reportagem muito interessante que fala a respeito de profissões como engenheiro de tecidos( tecidos humanos), programador de genes, ciber-fazendeiros, especialista em manutenção online, engenheiros do conhecimento etc. Ficaram curiosos? Cliquem aqui e descubram tudo sobre estas “profissões”.

 

 

 

 OPINIÃO: Segue abaixo a opinião da designer Elissandra, de 25 anos.

 

“O sucesso para qualquer carreira é fazer aquilo que se gosta. Em razão das mudanças do Mercado, o importante para o sucesso não é a área escolhida e sim a boa qualificação pra exercer a profissão. Profissões que envolvem tecnologia, comunicação e criatividade estão em alta no Mercado hoje, o que está em baixa é o profissional pouco preparado, com um conhecimento especifico, sem domínio de línguas etc. É importante levar em conta que hoje se pensa em um papel social do trabalho, dar sentido e significado à atividade que se exerce.”


 

AS VANTAGENS DE SE ESCOLHER UM CURSO PRÁTICO

 

Bem galera, vocês sabem que nem todos os cursos valorizam o lado prático da profissão. Na realidade, a maioria dos cursos superiores tende a valorizar mais o conhecimento teórico. Mas o que muita gente não sabe é que o Mercado anda valorizando muito as pessoas que cursam cursos profissionalizantes, que valorizam a atuação, a parte prática do conteúdo. É exemplo dessa valorização, o aumento da procura por cursos técnicos. A cada dia, mais e mais pessoas optam por um curso técnico antes de fazer uma faculdade. Mas por que isto tem ocorrido?

Bem, a área industrial tem crescido muito no país nos últimos anos, fazendo com que a procura por profissionais preparados para a área industrial aumente. Estas empresas buscam profissionais qualificados, tanto na área teórica quanto na prática, afinal, um engenheiro que não sabe realizar seu trabalho não serve para nada. O que acontece é que muitas pessoas que se formam em determinado curso superior não tem a habilidade necessária para realizar o trabalho prático de sua área, com isso, surgem vagas no Mercado para quem se encontra preparado para o trabalho prático.

Em Joinville, por exemplo, a demanda por profissionais formados em cursos profissionalizantes é tão grande que já há muitas escolas que visam o aprendizado prático, como o SENAI e a SOCIESC. Além disso, novos cursos surgem com frequência. Querem uma boa notícia? A maioria das pessoas que buscam um curso profissionalizante saem formados e com uma oportunidade de emprego garantida. Isso faz com que estes cursos sejam procurados com mais frequência. Muitas pessoas que optam por um curso profissionalizante fazem isso porque realmente gostam, outras escolhem um curso deste tipo por não terem condições de “bancar” uma faculdade e, outros ainda por não terem certeza se estão na área certa. Independente do motivo, fica uma dica: um curso profissionalizante é uma ótima ideia para quem deseja se formar em pouco tempo e conseguir um emprego de forma rápida.

 

Cursos profissionalizantes

 

Bem, segue abaixo uma mini entrevista muito interessante com o professor Miguel Sérgio Martins. Ele tem 43 anos e dá aulas no curso técnico de Mecânica na IFSC , aqui em Joinville.

 

QUE VANTAGEM OS CURSOS TÉCNICOS APRESENTAM SE COMPARADOS AOS CURSOS SUPERIORES?

Apresentam menor carga horária, e já preparam melhor o estudante pra entrar numa indústria. Pois a pessoa está sendo preparada para aquilo que vai exercer, ou seja, você vai estudar para trabalhar diretamente em uma área. Já um curso superior você estuda sem saber exatamente em que área vai atuar.

 

POR QUE TEM CRESCIDO TANTO O NÚMERO DE VAGAS PARA TÉCNICOS NO MERCADO DE TRABALHO?

Porque as indústrias precisam produzir produtos com qualidade, então procuram mão de obra qualificada.

 

A CIDADE DE JOINVILLE, NA SUA OPINIÃO, TEM UM MERCADO MAIS VOLTADO AOS TÉCNICOS OU PESSOAS COM NÍVEL SUPERIOR?

Ambos os cursos. Porque Joinville é um polo industrial bem desenvolvido,ou seja, requer profissionais com qualificação tanto técnica quanto superior.

 

QUAIS CURSOS TÉCNICOS ESTÃO EM ALTA ATUALMENTE NO MERCADO CATARINENSE?

  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Eletroeletrônica;
  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Mecânica


 

TRICOTANDO ENTREVISTA

 

Ainda não satisfeitas com as informações que coletamos, fomos à luta e conseguimos entrevistar algumas pessoas. Segue o resultado...

 

Entrevistadas:

 

  • Morgana Frohner, 35 anos, advogada.

  • Adriana, 34 anos, comerciante.

  • Bruna, 18 anos, marketing na UNIVILLE.

 

QUAIS PROFISSÕES ESTÃO DESAPARECENDO DO MERCADO?POR QUE ISTO VEM ACONTECENDO?

Morgana - Datilógrafo, alfaiate, telefonistas. Vem acontecendo devido a fatores culturais, onde a própria família não incentiva mais tais profissões; tecnologia; etc.

Adriana - A datilografia, pois com a vinda da tecnologia, esse mercado se inovou. O que antes necessitava de várias pessoas, hoje apenas uma pessoa faz.

Bruna – Professores. Isto já vem acontecendo pela desvalorização do Mercado

 

QUAIS AS PROFISSÕES EM ALTA NO MOMENTO?

Morgana - Profissões ligadas à internet: web design, telecomunicações etc.

Adriana - Economia, engenharia civil e design de interiores.

Bruna – Profissões relacionadas ao Marketing e à Saúde.

 

ESCOLHER UMA PROFISSÃO SATURADA É SINÔNIMO DE INSUCESSO PROFISSIONAL?

Morgana - Não. O trabalho bem feito, com dedicação, pode ser sim sinônimo de sucesso, mesmo no exercício de uma função saturada.

Adriana - Creio que não, o mercado esta ótimo para aqueles que já estão inseridos, só será um pouco complicado para aqueles que estão chegando agora. Como por exemplo, um advogado. Essa área é saturada, mas o profissional que está há muito tempo no ramo não enfrenta problemas, mas para os que vão se formar neste ano, o mercado esta bem difícil.

Bruna - Nem sempre, depende da sua capacidade para o sucesso.

 

O QUE VALE MAIS A PENA, ESCOLHER UMA PROFISSÃO QUE NOS DEIXE REALIZADOS OU UMA QUE APRESENTE BOAS CHANCES DE CONTRATAÇÃO?

Morgana - A realização profissional é o primeiro passo para o sucesso profissional.

Adriana - Com certeza o que se gosta. Uma pessoa satisfeita com o que faz, nem vai chamar de trabalho, porque ela faz com prazer e muita dedicação, e pessoas realizadas produzem mais.

Bruna – A profissão que nos deixe realizados.

 

COM PERSISTÊNCIA E DEDICAÇÃO É POSSÍVEL SE DAR BEM EM UMA PROFISSÃO QUE TEM O MERCADO SATURADO?

Morgana - Com certeza, além disso, é necessário se especializar, buscar novos conhecimentos, atualizar-se, não achando que o que já sabe basta.

Adriana - Sim, mas sempre é necessário procurar se inovar. E outra, o segredo é procurar o seu diferencial, pois todo o Mercado tem muitos candidatos, todos se formam na mesma faculdade, aprendem as mesmas coisas, só que elas não conseguem ter um diferencial, e isso ultimamente é o que se pede dos profissionais.

Bruna - Sim. O Mercado de trabalho oferece vagas para quem se prepara, ou seja para pessoas qualificadas.

 

QUAIS ATITUDES PERMITEM QUE UM PROFISSIONAL SE SAIA BEM NO MERCADO MESMO NÃO HAVENDO BOAS OPORTUNIDADES?

Morgana - Dedicação, estudo, persistência, apoio familiar...

Adriana - Na minha opinião, seria a pessoa se inovar e repetindo encontrar seu diferencial, e claro se capacitar com cursos profissionalizantes, faculdades, etc.

Bruna - Liderança, aprendizado e cursos de graduação.

 

QUAL O PERFIL DAS PESSOAS QUE ESCOLHEM PROFISSÕES QUE NÃO APRESENTAM UM MERCADO "AMPLO"?

Morgana - Pessoas que buscam sobretudo a realização profissional e/ou que já possuam situação financeira estável.

Adriana - Na minha opinião, são pessoas que já tem uma vida estável.

Bruna – Pessoas que não estão seguras e capacitadas suficientemente.


 

A VOZ DO POVO

 

Mais uma vez, nossa super repórter Vania foi às ruas em busca da opinião do pessoal de Joinville. Essa semana foram entrevistadas 200 pessoas.

 

NA SUA OPINIÃO, CURSAR CURSOS SATURADOS É UM ERRO PELO FATO DE HAVER POUCAS VAGAS NO MERCADO?

48,5% dos entrevistados respondeu que SIM.

51,5% respondeu que NÃO.

 

O QUE É MAIS IMPORTANTE, FAZER O QUE SE GOSTA OU CONSEGUIR UMA VAGA NO MERCADO DE FORMA MAIS FÁCIL?

55% dos entrevistados respondeu que é FAZER O QUE SE GOSTA .

45% respondeu que é CONSEGUIR UMA VAGA NO MERCADO.

 

VOCÊ FARIA UM CURSO QUE APRESENTA ALTA COMPETITIVIDADE PARA SE SENTIR REALIZADO?

53% dos entrevistados respondeu que SIM.

47% respondeu que NÃO.

 

VOCÊ TEM MEDO DE NÃO CONSEGUIR UMA VAGA DE EMPREGO NA ÁREA QUE DESEJA ATUAR?

25% dos entrevistado respondeu: “COM CERTEZA, PENSO MUITO A ESSE RESPEITO”.

45% respondeu: “NÃO, SEI QUE VOU CONSEGUIR”.

30% respondeu: “AS VEZES SIM”.

 

VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE SOFRE COM A FALTA DE VAGAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO?

20% dos entrevistados respondeu: “SIM, MUITAS PESSOAS”.

15% respondeu: “NÃO, NENHUMA PESSOA”.

65% respondeu: “CONHEÇO ALGUMAS”.


 

EXTRA

 

Como prometido na apresentação deste post, segue aqui um vídeo feito pela nossa equipe. Para descontrair (:

 

 

Além da paródia acima, fizemos um resumão de todo o post em vídeo. Assistam:

 

 


 

 

REFERÊNCIAS

 

http://www.novavidacaxias.com.br/dicas-profissionais/profissoes-que-vao-surgir-e-profissoes-que-vao-desaparecer

http://www.dicasfree.com/profissoes-extincao/

http://www.maraoonline.com/marao/marao_online/B8370CBC-4057-4C55-9F84-6D5E8C1A4253.html

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/profissoes-em-extincao/

http://vilamulher.terra.com.br/profissoes-em-extincao-5-1-37-96.html

http://super.abril.com.br/tecnologia/14-especialistas-contam-como-sera-brasil-daqui-14-anos-442352.shtml

http://primeirodesemprego.blogspot.com/2008/04/10-profisses-que-vo-desaparecer-segundo.html

http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/profissoes-que-a-tecnologia-matou/

http://wp.clicrbs.com.br/vivendoaprofissao/2009/07/16/profissoes-em-extincao/

http://conhecimentoecultura.blogs.sapo.pt/1555.html

http://www.mundovestibular.com.br/articles/155/1/Como-Escolher-sua-Profissao/Paacutegina1.html

http://exame.abril.com.br/carreira/galerias/profissoes-em-alta/comercio-eletronico-procura-profissionais-com-foco-em-inovacao

http://avatando.blogspot.com/2010/07/tema-06-cursos-saturados-conhecimento.html

http://www.mundovestibular.com.br/articles/3132/1/Especialistas-apotam-quais-sao-as-profissoes-do-Futuro/Paacutegina1.html

 


 

Bem galera, termino aqui este último post :)

Muito obrigada a todos que têm feito parte deste Blog!!

 

E seja lá qual for o resultado do Desafio do Conhecimento, parabéns para todos os Blogs que participaram desta empreitada!! Todos nós somos vencedores !

 

Que Deus lhes abençoe 

Tchauzinho


 

Até uma próxima oportunidade :*

sinto-me:
música: Muita calma nessa hora - Leoni
publicado por tricotando às 17:55

link do post | comentar | favorito
|
8 comentários:
De carol a 10 de Outubro de 2011 às 02:51
ola garotas *-*
exelente post...
videos incriveis!!!
rsrrs e foi mt bom o video de vcs... Otima ideia, ki criatividade, einh!!
=)
abraço pra vcs!!!
De tricotando a 10 de Outubro de 2011 às 02:59
Olá Carol!!!

Muito obrigada pela visita *---*
Fico feliz que você tenha gostado dos vídeos :)

Abraços :*
De anita a 13 de Outubro de 2011 às 14:20
ola !! garotas... ki post interessante !!!
me ajudou mt...
torço por vcs!!!
:))
De tricotando a 13 de Outubro de 2011 às 19:43
Oi Anita (:

Fico feliz que este post tenha sido útil...
Obrigada pela torcida!

deus te abençoe
De Daniel Paulus a 15 de Outubro de 2011 às 00:39
Parabéns às garotas do blog Tricotando Palavras. Muito bom o conteúdo!
De tricotando a 17 de Outubro de 2011 às 23:39
Obrigada Daniel (:

Seja bem vindo ao Tricotando Palavras!
De Walter a 2 de Dezembro de 2015 às 05:11
Em Belo Horizonte, 145 empresas de informática, trocaram seus Técnicos em informática por Engenheiros da computação e tecnologia da informação, ou seja já não contratam técnicos em informática, então eu acho que tudo o que dizem aqui e conversa fiada, ou seja vai contra a tendencia real do mercado.
De Walter a 2 de Dezembro de 2015 às 05:26
historias como estas, só fazem sentido, se a pessoa quem à diz, quer que com isso o profissionais de curso superior sumam do mercado de trabalho para que assim, estes mesmos que espalham a mentira se tornem profissionais caros no mercado, ou seja lei da oferta e da procura não e???, isso sim e um ato INESCRUPULOSO de profissionais sem o minimo de ética em todos os sentidos, e nenhuma intensão de ajudar e sim de ATRAPALHAR, são a vergonha do mundo, o lixo, o pior do ser humano

Comentar post

*Mais sobre nós


*Pesquisar

 

*Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

*Posts recentes

* Imagens que contam histór...

* O mundo das profissões. P...

* Boa formação... Simpatia....

* Orkut, Facebook, Twitter,...

* Monstro de sete cabeças? ...

* Uma garrafinha PET, duas ...

* A Variedade Industrial Ca...

*Arquivos

* Abril 2012

* Outubro 2011

* Setembro 2011

*tags

* todas as tags

*Blog amigo


blogs SAPO

*subscrever feeds